Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

16º Encontro do Teresópolis Beer Club


No último sábado de fevereiro (28/02/2015) ocorreu, no Bar e Petiscaria 1&90, o 16º Encontro do TBC. Estavam presentes Rafael Corrêa, Eduardo Tavares, Leandro Rocha, Solana Guerra, Vitor Oliveira e Nathália Cardoso (respectivamente na foto abaixo).


A primeira cerveja degustada foi  a Gulden Draak, da cervejaria belga Van Steenberg1, uma Belgian Dark Strong Ale com 10,5% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 330 ml. A cerveja traz como símbolo um dragão e mostra-se imponente como tal. Em seu processo de fabricação, passa por fermentação secundária em que fermento de vinho é utilizado. 

A Draak é envasada numa garrafa branca, com bandeira negra, dragão dourado e letras vermelhas. No copo um líquido marrom, com espuma densa bege que durou até o final da degustação. Aroma de uva, pêssego e açúcar mascavo. O sabor é adocicado e complexo, a princípio lembra um vinho tinto e, ainda, frutas escuras, chocolate e caramelo, final ligeiramente amargo e torrado. O alto teor alcoólico é bem inserido e não compromete o sabor.

A belga foi muito bem recebida e avaliada pelos degustadores presentes. Entre as 32 cervejas já degustadas no clube, ela foi a 5ª melhor avaliada, sendo a 4ª entre as 16 importadas.



Avaliação Média - Gulden Draak
Geral: 4,2
Aroma: 8/10
Aparência: 4/5
Sabor: 17/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 9/10

"Coloração marrom dourado escuro e boa formação de espuma. Sabor adocicado no início e amargo no fim. Forte presença de uva. Ótima cerveja!" (Vitor Oliveira)

"Bela garrafa e rótulo. No copo, ainda mais bonita com uma cor marrom avermelhada e uma espuma bege persistente. Aroma complexo com notas de uva, pêssego e açúcar mascavo. O fermento de vinho é evidente no sabor inicial, conforme ela esquenta, o álcool fica mais perceptível. Uma cerveja repleta de nuances, muito gostosa!" (Leandro Rocha)

"Cerveja interessante! Diferente de todas as outras cervejas artesanais que já bebi. Gosto de uva sem perder as características básicas de uma cerveja. Recomendo!" (Rafael Correa)

"Forte como uma boa tripel. Cor bonita, tom de caramelo. Espuma firme. Aromamuito específico, o fermento de uva dá um tom fantástico. Linda!" (Dudu Tavares)

"10,5%, pesado! Aroma de uva, no começo a cerveja desce com gosto de vinho e, no final, começa a pesar. É uma boa cerveja, porém bem seca e pesada. É uma cerveja no começo e outra no fim." (Nathália Cardoso)



A segunda cerveja degustada veio direto de Penedo-RJ, foi a Casa do Fritz Weizen, da cervejaria Casa do Fritz2, uma Weiss com 4,8% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 600 ml. A Casa do Fritz produz uma cerveja especialmente desenvolvida com matéria-prima de alta qualidade e água pura das montanhas da Região das Agulhas Negras.

Esta Weizen apresenta uma cor amarelo palha, translúcida, com uma espuma branca duradoura e cremosa. Partículas sólidas são visíveis no líquido devido à sua não filtragem. O aroma é agradável, com notas típicas do malte de trigo, cravo e banana. O sabor segue o aroma, com cravo, banana e baunilha. Baixo amargor. Diferente das Weiss mais tradicionais, é uma cerveja leve e com boa drinkability.

A Weizen de Penedo não agradou muito. Apesar da vantagem de ser leve e fácil de beber, as características esperadas para uma cerveja de trigo ficou aquém do desejado. De todas as cervejas já degustadas em nossa jornada, ficou apenas com a 27ª melhor avaliação. Entre as nacionais, só foi melhor avaliada que a Cacildis, da Brassaria Ampolis.



Avaliação Média - Casa do Fritz Weizen
Geral: 3,1
Aroma: 6/10
Aparência: 3/5
Sabor: 12/20
Sensação: 3/5
Conjunto: 7/10

"Aparência e aroma típico de uma Weiss. O sabor deixa um pouco a desejar, aquém de uma boa cerveja do estilo. Leve e refrescante!" (Leandro Rocha)


"Não tão clara como diz o rótulo, porém com uma cor bonita. Aroma sensível, bem leve. Deixou um pouco a desejar no sabor. Porém interessante." (Dudu Tavares)

"Diferente das demais cervejas de trigo padrões. Coloração caramelo claro, com pouca formação de espuma. Cerveja leve, boa drinkability. Uma cerveja de 600 ml que desce facilmente!" (Vitor Oliveira)

"Cerveja leve e sem espuma. Toque frutado, bem suave. Uma boa cerveja!" (Nathália Cardoso)

"Cerveja de aparência pouco atraente, mas com saborhonesto e refrescante. O aroma lembra banana, mas não chama muita atenção. O rótulo pode ser melhorado." (Rafael Correa)



Um comentário:

  1. Olá! Qual é o endereço do Bar e Petiscaria 1&90? Valeu!

    ResponderExcluir