Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

15º Encontro do Teresópolis Beer Club


No último sábado (07/02/2015) ocorreu nosso 1º encontro no ano de 2015 e o 15º de nosso loga jornada pelo mundo das cervejas. O evento foi realizado no Bar e Petiscaria 1&90 que já está com seu ambiente social quase pronto para receber os clientes e amigos. Neste evento estiveram presentes: Leandro, Solana, Vitor, Nathália, Igor e Plínio. Excepcionalmente esse mês, não lembramos de tirar uma foto pro registro do blog.


A primeira cerveja degustada foi a americana The Kimmie, The Yink and The Holy Gose, da cervejaria Anderson Valley1, uma Gose Ale com 4,2% de álcool e envasada em lata de 355 ml. A Valley foi fundada em 1987 na cidadezinha de Boonville. Em 2010, a cervejaria foi vendida e a marca foi levada a diversos cantos do planeta. O estilo Gose Ale é alemão, com grandes e antigas tradições na cidade de Leipzig, é muito raro nos dias de hoje.

A Holy Gose é envasada numa lata muito bonita e interessante pros colecionadores, retratando uma rodovia em meio aos vales da cidade natal da cervejaria. No copo, um líquido de cor dourada clara, translúcida e com espuma branca baixa e de rápida formação. O aroma já traz alguma estranheza, com notas cítricas e ácidas. O sabor é salgado, com um pouco de malte e uva verde, e um final ácido e azedo, que se mantém no retrogosto. Cerveja com corpo leve e final muito seco, lembrando Cidra.

Em geral, todos consideraram um experiência única e estranhamente interessante. A maioria dos presentes na degustação tiveram dificuldades para terminar sua lata e apenas uma realmente gostou. Ficou com a pior nota entre todas as cervejas que já passaram pelo clube.


Avaliação Média - The Kimmie, The Yink and The Holy Gose
Geral: 2,3
Aroma: 4/10
Aparência: 3/5
Sabor: 8/20
Sensação: 3/5
Conjunto: 5/10

"Cerveja bastante inusitada, com estilo diferente de tudo que já tomei. Não muito agradável!" (Leandro Rocha)

"Totalmente "fora da curva", uma cerveja que deve ser degustada pelos amantes de especiais. No copo, pouco espuma e cor tradicional. Sabor diferente e se aproxima de um vinho seco, realmente salgada. Não é feita para todos os paladares." (Vitor Oliveira)

"Cerveja realmente salgada. Sensação seca, como um vinho branco. É gostosa do seu jeito. Agradou o meu paladar!" (Solana Guerra)

"Aroma não muito agradável, refletido na sensação e sabor. Aparência bem clara. Não é uma boa cerveja!" (Igor Pedersoli)

"Esquisita, não consigo definir. É um gosto de sal, com sidra. Diferente, mas não tomaria novamente. Difícil de descer." (Nathália Cardoso)

"Uma cerveja excêntrica, totalmente diferente do tradicional. Valeu a pena a experiência, mas não a tomaria novamente. O sabor salgado, dentre outras características, formam um conjunto estranho. Uma cerveja para poucos." (Plínio Alves)


A segunda cerveja degustada foi a mineira Verano, da cervejaria Wäls2, uma American Pale Ale, com 5% de graduação alcoólica e envasada em garrafa de 300 ml. Verano passa por dry de lúpulo Columbus, corpo com bom balanço de maltes e muito equilíbrio.

O rótulo minimalista é inspirado nas camadas das folhagens do lúpulo, sobreposta com camadas e texturas. No copo, uma cerveja âmbar, levemente turva, com espuma branca de média formação e duração. Aroma floral e lupulado, com notas de pinho e malte. O sabor é adocicado, com destaque para os maltes, médio amargor que se encaixou bem no conjunto. Leve e refrescante, como prometido.

Em geral, a cerveja foi muito bem avaliada. Uma Pale Ale que cumpre com a promessa de ser leve e refrescante. Uma cerveja para o verão brasileiro! A Verano ficou como a 9ª melhor cerveja entre todas as já degustadas no 15 encontros, a 5ª entre as nacionais.


Avaliação Média - Verano
Geral: 3,9
Aroma: 7/10
Aparência: 4/5
Sabor: 16/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 8/10

"Uma cerveja bem leve, que combina com os fatores do verão. Embora uma cerveja especial, recomendo tomá-la bem gelada. Ótima para o dia-a-dia." (Plínio Alves)

"Uma Pale Ale interessante, mais leve e refrescante que o habitual. Boa cerveja!" (Leandro Rocha)

"Perfeita! Cerveja leve, ótimo sabor e como diz o nome: bem Verão! Uma ótima Pale Ale, vale a pena!" (Nathália Cardoso)

"Cerveja leve e agradável ao paladar." (Solana Guerra)

"Cerveja feita para o verão, a Wals atingiu seu objetivo. Tímida formação de espuma, cor amadeirada. Uma ótima opção para um dia quente." (Vitor Oliveira)

"Coloração dourada escura, surpreende o aroma e o sabor refrescante. Ótima sensação e conjunto!" (Igor Pedersoli)



Vida Longa, Próspera e Ébria!



Fontes:
1- https://avbc.com
2- http://www.wals.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário