Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

14º Encontro do Teresópolis Beer Club


No último dia 20 de dezembro realizamos a nossa última degustação de 2014. Como de costume, o evento foi realizado no Bar e Petiscaria 1&90. Estavam presentes: Plínio, Vitor, Solana, Leandro, Nathália, Rafael, Fernanda e Igor (respectivamente na foto abaixo). Esteve presente também nosso amigo Dudu Tavares, mas ele saiu antes da foto.


A primeira cerveja degustada foi a belga Chimay Blue Cap, da cervejaria Chimay1, uma Belgian Dark Strong Ale com 9% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 330 ml. A Chimay é uma autêntica cerveja trapista, isto é, ela é produzida dentro dos muros de um monastério Trapista sob o controle e a responsabilidade de um conjunto de monges, e cuja remuneração é devotada ao serviço social. A Blue Cap inicialmente era produzida como um cerveja de Natal2.

A apresentação é feita por um rótulo simples, azul escuro com o nome Chimay em letras brancas. Na garrafa, o selo trapista está em alto relevo. No copo, um líquido de coloração marrom com uma espuma bege densa e persistente. O aroma é adocicado com notas de malte e ameixa. Na boca, uma cerveja forte, com presença intensa do álcool (condizente com o strong do estilo). Sabor frutado com notas de ameixa e pêssego. Médio amargor. Conforme vai ganhando temperatura, os aromas e sabores se intensificaram.

Em geral, a Blue Cap foi aprecida por todos. A complexidade dos aromas e sabores chamou a atenção. O álcool em alta dose foi um ponto negativo destacado.


Avaliação Média - Chimay Blue Cap
Geral: 3,7
Aroma: 8/10
Aparência: 3/5
Sabor: 14/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 8/10

"Cerveja complexa, possui muita personalidade e qualidade!" (Leandro Rocha)



A segunda cerveja da noite foi a Cacildis, da cervejaria Dortmund3, uma Premium American Lager com 5% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 355 ml. A Cacildis é uma criação da empresa Brassaria Ampolis, do Rio de Janeiro. É o segundo rótulo da empresa para homenagear o comediante Mussum (a primeira foi a Biritis). Á cervejaria Dortmund, de Serra Negra-SP, cabe a produção e o envasamento4.

O rótulo com conteúdo bem humorado apresenta bem a cerveja e é uma bela homenagem ao trapalão Mussum. A Cacildis mostrou uma coloração dourada, translúcida e uma espuma branca de baixa duração. Poucos aromas são perceptíveis, o doce do malte sobressai. Na boca, o sabor é maltado e o amargor é baixo. Cerveja leve, refrescante e com boa dinkability.

Todos apreciaram a cerveja. Apesar de não ser uma cerveja complexa, é bastante agradável de se tomar. Por ser um lançamento, ainda é um pouco cara pro que ela é, mas se o custo dela baixar um pouco será uma ótima pedida pro verão!


Avaliação Média - Cacildis
Geral: 2,7
Aroma: 5/10
Aparência: 3/5
Sabor: 11/20
Sensação: 2/5
Conjunto: 6/10

"Leve e refrescante, poderia tomar várias dela facilmente. Diferente do que eu esperava, dado o estilo. Faltou um pouco de lúpulo." (Leandro Rocha)



Vida Longa, Próspera e Ébria!!!



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário