Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

13º Encontro do Teresópolis Beer Club


Após completar o primeiro ano de atividade, continuamos nossa jornada pelo mundo das cervejas e chegamos ao nosso 13º encontro. Este aconteceu no último sábado de novembro (29/11/2014) no Bar e Petiscaria 1&90. Neste primeiro evento de nosso segundo ano de atividades estavam presentes: Leandro, Dudu, Rafael, Vitor, Nathália e Plínio.


A primeira cerveja degustada norte-americana Sweet Action, da cervejaria Sixpoint Brewery1, uma Cream Ale com 5,2% de teor alcoólico e envasada em lata de 355 ml. A Sixpoint foi fundada em Nova York, no ano de 2004. Seu nome e logotipo, uma estrela de seis pontas, é um símbolo da arte cervejeira e identifica os cervejeiros desde a Idade Média, tempo em que o cultivo de grãos para fermentação de bebidas foi criado. Cada ponta é um elemento da fabricação artesanal: grãos, água, lúpulo, levedura, malte e o produtor. Conhecida por não seguir estilos preconcebidos pelo mercado, a marca norte-americana busca em sua produção artesanal desenvolver rótulos experimentando diferentes grãos e lúpulos. Seu lema é "Beer is Culture" (Cerveja é Cultura). Todas as suas cervejas são envasadas em latas de alumínio que contam com um interessante design moderno2.

Foi a primeira garrafa em lata que degustamos em nossa jornada. Uma latinha muito interessante com a mesma forma de um Redbull e com um rótulo de design moderno e conteúdo informativo. No copo uma cerveja âmbar com uma bela espuma branca enxuta e consistente. O líquido é turvo e grandes bolhas não param de subir. O aroma conta com notas herbais de lúpulo e adocicadas de malte, ainda um leve mentolado no fundo. O sabor começa adocicado e com toques cítricos de laranja, mas logo é equilibrado pelo amargor que chega surpreendendo, dado o que se esperava de uma Cream Ale. Intensa, refrescante e saborosa.

A Sweet Action surpreendeu e foi apreciada por todos os degustadores. Sua avaliação foi a segunda melhor de todas as vinte e seis já degustadas. Pra quem já está inserido há pouco tempo no mundo das cervejas artesanais, esta pode ser uma boa porta de entrada para cervejas mais lupuladas, como uma IPA por exemplo.


Avaliação Média - Sweet Action
Geral: 4,5
Aroma: 9/10
Aparência: 4/5
Sabor: 18/20
Sensação: 5/5
Conjunto: 9/10

"Aroma doce e provocante. Turva, meio clara. Amargo prevalece e surpreende. Muito agradável e prazerosa!" (Dudu Tavares)

"Cerveja encorpada e muito agradável. A parte weizen não consegui notar muito. Muito boa, recomendo!" (Rafael Corrêa)

"Ótima cerveja, coloração caramelo e um sabor amargo com final adocicado. É uma ótima opção para quem quer partir para uma opção mais amarga de cerveja." (Vitor Oliveira)

"Um belo exemplar da escola americana. Surpreendeu no equilíbrio entre amargo e doce. ótima drinkability!" (Leandro Rocha)

"Uma excelente cerveja bem amarga, com uma proposta única." (Plínio Alves)

"Ótima cerveja, leve amargor, linda aparência e excelente aroma. Achei a embalagem super inovadora e diferente." (Nathália Cardoso)


A segunda cerveja degustada foi a nacional Gordelícia, da cervejaria paulista Urbana3, uma Belgian Golden Stron Ale com 7,5% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 300 ml. A Urbana é pioneira dentre as cervejarias caseiras que prosperaram, seguindo o movimento que aconteceu nos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1980. Como cervejaria caseira produziu centenas de rótulos de estilos distintos. Assim, ganhou renome e notoriedade. A Gordelícia é um dos primeiros rótulos, e agora, é produzida em escala micro-industrial4.

A cerveja possui um rótulo divertido e informativo, além dos dados da conteúdo conta com o seguinte aviso: Contém Glúteos! No copo, um líquido dourado e uma baixa espuma branca de rápida duração. O aroma é intensamente frutado, com notas de caramelo e pão. Conforme o líquido foi esquentando, o álcool foi ganhando destaque. O sabor segue o aroma, com evidência pro frutado e com o tradicional fermento belga que carrega traços característicos dessa escola. O amargor é leve e o álcool bem inserido. Final adocicado e persistente.

A Gordelícia foi bem avaliada e alcançou a 10º posição no geral, tirando o lugar da belga Duvel, e a foi 6ª melhor entre as nacionais. Agora. das 26 cervejas já degustadas, 6 nacionais figuram no Top 10.


Avaliação Média - Gordelícia
Geral: 3,9
Aroma: 8/10
Aparência: 4/5
Sabor: 15/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 8/10

"Há tempos desejava experimentá-la. Ótima cerveja, representa bem o estilo!" (Leandro Rocha)

"Gordelícia chega com aquele toque belga marcante e bem tradicional. Cor âmbar, bonita e espuma cremosa. Sabor forte no início com duração média." (Vitor Oliveira)

"Sensacional! Turva, frutada e levemente amarga no final. Poderia ser refrescante. Boa para degustar." (Dudu Tavares)

"Cerveja gostosa, incorpada e faz juz à proposta. Recomendo!" (Plínio Alves)

"Cerveja com sensação agradável. Forte, o que não esperava de uma frutada. O conjunto poderia ser melhor definido." (Rafael Corrêa)

"Boa cerveja, bem frutada, ótimo aroma. Gostei!" (Nathália Cardoso)


Vida Longa, Próspera e Ébria!!!



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário