Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

12º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 12º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu no primeiro sábado de Novembro, dia 01/11/2014. Neste evento especial, com clima de Halloween, comemoramos nosso 1º ano de atividades. Como de costume, o evento ocorreu no Bar e Petiscaria 1&90. Estiveram presentes: Fernanda, Rafael Correa, João, Plínio, Nathália, Penha, Samuel, Leandro, Solana (Jigsaw), Igor, Vitor, Rafael Veiga, Max, Gabriel e Silvana (respectivamente na foto abaixo). Ainda participaram nosso novo amigo Dudu, que saiu antes da foto, e Renata, que bateu a foto. Infelizmente, os amigos Bernardo e Fernanda não puderam comparecer. 


A primeira cerveja degustada foi australiana Coopers Original Pale Ale, da cervejaria australiana Coopers1, uma American Pale Ale com 4,5% de teor alcóolico e envasada em garrafa de 375ml. A Coopers é a maior cervejaria independente da Austrália, produzindo cervejas somente com água, malte, lúpulo e levedura. Suas cervejas passam por uma segunda fermentação dentro da garrafa, que lhe confere maior frescor e validade mais longa2.

A cerveja apresenta um rótulo interessante com um circulo branco onde consta a logo da cerveja no centro e um circulo verde por fora. Dois pontos que chamam a atenção: o rótulo da parte superior com a imagem de um canguru e a logo da cervejaria em alto relevo na própria garrafa. O design é muito bem trabalhado. No copo uma cerveja de um dourada meio pálido, turva e com uma espuma branca baixa. Partículas podem ser observadas, assim como as muitas bolhas que sobem do fundo do copo. Aroma bem maltado, leve lúpulo. No sabor, além do malte identificado no aroma, notas cítricas. Baixo amargor e acidez, álcool imperceptível. Corpo leve e sensação refrescante.

Em geral, todos gostaram desta Pale Ale, apesar de não terem achado nada muito especial.


Avaliação Geral: 3,3
Aroma: 6/10
Aparência: 4/5
Sabor: 13/20
Sensação: 3/5
Conjunto: 7/10

"Cerveja leve, ótima para o verão. Boa aparência, aroma leve e sabor sutil." (Solana Guerra)

"Cerveja leve e agradável de beber, mas sem ter nada de especial." (Nathália Cardosos)

"Cerveja leve, menos encorpada do que sugere a descrição." (Plínio Alves)

"Cerveja boa. Leve e agradável. Perfeita!" (Penha Rocha)

"Uma honesta PA. Leve e boa formação de espuma que logo se dissipa. Ideal para um dia quente." (Vitor Oliveira)

"Cerveja leve e refrescante. Sem muita personalidade!" (Leandro Rocha)


A segunda cerveja degustada foi a curitibana Way Beer Avelã Porter, da cervejaria Way3, uma Brown Porter com 5,6% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 300ml. Esta cerveja é uma edição colaborativa que uniu a Way com a Beervania. Foi lançada oficialmente Festival Brasileiro de Cervejas de 2013, em Blumenau, e segundo a cervejaria: "Nesta cerveja colaborativa convidamos esquilos da Beervania para ajudar. Escolhemos a Cream Porter e eles, viciados em avelã como são, colocaram a quantidade necessária para esta cerveja ficar clássica"4.

O design do rótulo traz diversos esquilos, que remetem às avelãs contidas em sua fórmula. No copo, uma cerveja marrom com uma espuma bege de média formação e boa duração. Aroma predomina chocolate e avelã. Na boca, uma cerveja de corpo médio com sabor bastante heterogêneo, com notas de malte torrado, café, chocolate e avelã. O amargor aparecia no final, mas pouco, o que fez com que o doce prevalecesse.

A cerveja foi bem avaliada. A maioria dos presentes ficaram satisfeitos com a presença diferenciada da avelã e a tomariam novamente.


Avaliação Geral: 3,9
Aroma: 8/10
Aparência: 4/5
Sabor: 15/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 8/10

"O sabor da avelã não decepcionou. Cerveja bem gostosa sem ser muito pesada!" (Nathália Cardoso)

"Uma excelente porter, mas tive pouca impressão sobre à avelã" (Plínio Alves)

"Sabor forte e sensação agradável. Gostosa!" (Penha Rocha)

"Espuma persistente e uma coloração típica de uma porter. Aroma adocicado e toque de avelã no final. Sabor adocicado no começo e amargo no fim. Ótima cerveja!" (Vitor Oliveira)

"Verdadeira porter, com gostinho final de avelã. Sensacional aroma e gosto nítido de avelã!" (Solana Guerra)

"Possui todas as características de uma boa porter, com o acréscimo da avelã que dá um toque de personalidade à esta bela cerveja." (Leandro Rocha)


Vida Longa, Próspera e Ébria!



Fontes:
1- http://www.coopers.com.au/
2- http://www.coopers.com.au/#/our-beer/ales-stout/original-pale-ale/
3- http://www.waybeer.com.br/home/
4- http://www.allbeers.com.br/2013/03/novidade-da-cervejaria-way-avela-porter.html

Um comentário: