Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aniversário de 3 anos da Vila St. Gallen


No mês de outubro, a Vila St. Gallen1, templo da cultura cervejeira em Teresópolis, comemora três anos de existência. Foram quatro dias de atividades para celebrar a data, com direito a música celta e gaita de fole.


O aniversário é marcado pelo Dia de São Galo, padroeiro da Vila. Nascido na Irlanda, Galo fez parte da missão que foi ao continente europeu fundar e propagar o cristianismo. Após sua morte em 747 D.C., foi criada a Abadia de São Galo, na Suiça, em sua homenagem2.

Dentre os diversos eventos do aniversário, estivemos no sábado (18/10/14) na palestra em que o cervejeiro da St. Gallen, Gustavo Machado, recebeu Bernardo Couto e Maíra Kimura, da cervejaria 2 Cabeças3, Leonardo Botto, da Bottobier4 e Luciane Tavares, presidente da Acerva Carioca5.


Na palestra, Gustavo nos contou um pouco da história e do funcionamento da cervejaria St. Gallen. Sobre como é conduzido o trabalho na casa e sobre o processo de criação das cervejas dos rótulos da St. Gallen e da Therezópolis.

O Botto e a Luciane contaram um pouco sobre suas jornadas no mundo das cervejas especiais e sobre a criação e evolução da Acerva Carioca e como desta surgiram diversas outras Acervas regionais pelo Brasil.

Bernardo e Maíra falaram sobre como surgiu a cervejaria 2 cabeças e o desafio de ingressar no mercado de cervejas especiais brasileiro. Segundo Bernardo, a ideia foi buscar receitas fora dos "padrões tradicionais", foi assim que criaram a "Hi Five", uma Black IPA. Suas cervejas foram elogiadas pelos presentes no evento. Além da Hi Five, ainda falaram sobre a "Maracujipa" e a "Funk IPA

Sobre a produção, a 2 Cabeças utiliza a capacidade ociosa de outras cervejarias para poder produzir a sua cerveja, prática muito comum em mercados cervejeiros mais desenvolvidos, como por exemplo os Estados Unidos. Essa prática simbiótica, gera como vantagem a possibilidade de parcerias entre as cervejarias, assim surgiu a Saison a Trois, uma Saison que teve como parceira a Cervejaria Invicta6, de Ribeirão Preto-SP. O último lançamento da 2 cabeças foi a "Hello, my name is Zé", um IPA feita em parceria com a cervejaria escocesa BrewDog7.

Após as palestras, foram respondidas várias perguntas e fomos convidados a fazer uma degustação de algumas cervejas tiradas "direto da fonte" da Vila.


Primeiro degustamos a sazonal de primavera, uma IPA de goiabada. Em seguida, provamos a Pumpkin Ale, cerveja de abóbora que será temática no Halloween. Por fim, provamos uma receita que ainda nem foi lançada, uma cerveja com malte de centeio.

O evento foi muito informativo e divertido, mesmo num sábado às 9 da manhã, estavam presentes muitos adoradores de boas cervejas que tiveram, com este evento, um belo presente da trienal Vila St. Gallen.


Vida Longa, Próspera e Ébria!!!



Fontes:
1- http://www.vilastgallen.com.br/
2- http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Galo
3- http://www.2cabecas.com.br/
4- http://bottobier.com.br/blog/
5- http://www.acervacarioca.com.br/
6- http://www.cervejariainvicta.com.br/
7- http://www.brewdog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário