Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

11º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 11º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu no último sábado, dia 04/10/2014. Normalmente marcamos no último sábado do mês, mas como nesta data muitos não puderam comparecer, adiamos para o primeiro sábado de outubro. O evento ocorreu no Bar e Petiscaria 1&90 e estiveram presentes: Nathália, Fernanda, Bernardo, Vitor, Leandro e Solana (respectivamente na foto abaixo).


A 1ª cerveja degustada no evento foi a inglesa Wells Banana Bread Beer, da Wells & Young's1, cervejaria que possui mais de 135 anos de tradição e distribuição em 33 países. A cerveja é uma Fruit Beer com 5,2% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 330ml. A Banana Bread combina todas as qualidades tradicionais de uma cerveja Charles Wells com o sabor de banana. Ela é uma das mais populares da fabricante e conquistou um grande número de prêmios, incluindo "cerveja do ano" no CAMRA's London Drinker Festival de 20022.

A curiosidade pela cerveja de banana era grande. O rótulo era amarelo com seu componente diferencial no centro. No copo, uma cerveja âmbar, brilhante, semelhante a um conhaque, translúcida, com uma baixa espuma branca que rapidamente se dissipou no copo. Seu aroma era adocicado e facilmente podíamos identificar a banana presente. O sabor de banana era evidente, com um início doce e um final seco, amargor moderado. O gosto de banana ficou na boca por algum tempo após a degustação, uma sensação bastante interessante.

A Banana Bread foi um sucesso, todos adoraram. As avaliações foram excepcionais e, mais uma vez, uma cerveja inglesa não nos decepcionou.


Wells Banana Bread Beer
Avaliação Geral: 4.4
Aroma: 9/10
Aparência: 4/5
Sabor: 18/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 9/10

"Bananada engarrafada. Sou suspeita pra falar pois amo banana, mas é uma excelente cerveja. Super diferente!" (Nathália Cardoso)

"Ao tirar a tampa você já sente o aroma da banana. Cor dourada que se assemelha a um conhaque. Sabor adocicado com forte presença da banana, mas sem ser enjoativa. Excelente cerveja!" (Vitor Oliveira)

Um cerveja diferente. Um cor âmbar bonita e um aroma fantástico de banana. O sabor adocicado é bem balanceado pelo amargor. Equilibrada e refrescante, um ótima cerveja!" (Leandro Rocha)


A 2ª cerveja degustada no evento foi a nacional Noi Bianca, da cervejaria Noi3, uma German Weizen com 4,9% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 600ml. A Noi foi a primeira cervejaria artesanal da cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Feita apenas com água, maltes de cevada e de trigo, a Bianca é uma cerveja leve e não filtrada. Foi medalha de bronze no Festival de Cervejas de Blumenau-SC, em 20134.

A Weiss da Noi é apresentada por um rótulo branco, simples e bonito. No copo, uma cerveja com uma cor amarelada, um espuma branca muito volumosa e persistente. Chama atenção a turbidez e os resíduos brancos que ficam no fundo do copo, resultado de sua não filtragem. O aroma era adocicado com notas de banana bem ao fundo. Na boca, uma cerveja de corpo médio e com os maltes de trigo muito presentes no sabor, que era acompanhado do adocicado da banana. O amargor era quase nenhum.

A Bianca se revelou uma cerveja muito agradável para todos os paladares e teve uma boa avaliação de todos os participantes da degustação.


Noi Bianca
Avaliação Geral: 4.2
Aroma: 8/10
Aparência: 5/5
Sabor: 17/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 8/10

"Água, malte e trigo, simples e saborosa. Uma típica e boa Weiss!" (Vitor Oliveira)

"De todos os encontros que participei, essa foi a melhor que já tomei até o momento!" (Fernanda Ramos)

"Mais uma vez a cerveja artesanal nacional superou. Ótima cerveja, aparência sensacional! Posso dizer que foi a cerveja de trigo que mais gostei." (Nathália Cardoso)

"Uma bela Weiss. Amarela e muito turva, possui uma aparência bem interessante com resíduos visíveis no fundo. Aroma e sabor adocicado, sem amargor." (Leandro Rocha)


Como as cervejas Banana não chegaram a tempo pro encontro número 10, no mês passado, a maior parte já estavam disponíveis. Como tivemos mais pedidos esse mês, pedimos as excedentes pela importadora King Beer5. As cervejas chegaram quase uma semana antes do prazo, ótima experiência. As Noi foram compradas pelo site carioca Seven Beer6. Houve problemas com a logística, a loja demorou a postar as cervejas por falta de estoque, mas felizmente o dono era muito atencioso e conseguiu resolver o nosso problema. Acabou realizando a entrega pessoalmente dentro do prazo combinado. Pelos ótimos preços e pelo contato firmado, certamente comprarei novamente.


Vida Longa, Próspera e Ébria!



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário