Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

Workshop de Degustação de Cervejas da Confraria do Marquês


O Dia Internacional da Cerveja acontece no 1º dia de agosto e, para comemorar a data, a Vila Saint Gallen1, templo da cultura cervejeira em Teresópolis, organizou uma programação especial durante toda a semana para comemorar. Entre os diversos eventos realizados pela Vila, resolvemos ir no Workshop de Degustação de Cervejas que aconteceu no dia 02 de agosto e foi totalmente gratuito. O evento foi ministrado pela Confraria do Marquês2, uma empresa pioneira nos cursos de produção de cerveja artesanal que está na ativa desde 2005.
Tão grande quanto a nossa sede por cerveja é a nossa sede pelo conhecimento sobre o mundo das cervejas. Portanto, sábado de manhã, estávamos lá ávidos com papel e caneta na mão para absorver toda a informação que pudéssemos. Dos membros ativos do Teresópolis Beer Club estavam presentes: Nathália, Penha, Leandro e Solana (respectivamente na foto abaixo). Infelizmente não foi possível que todos os interessados pudessem participar por causa do horário, mas nós estávamos lá pra representá-los.


A Confraria do Marquês estava com um timaço de especialistas sobre o mundo cervejeiro, André 'Zahle' Nader, Mauro Nogueira, Tiago Dardeau, Pedro Ribeiro e Ivan Azevedo.
Eles nos contaram um pouco da história da Confraria. Contaram como iniciaram suas atividades em 2005 e como era pequeno o cenário cervejeiro na época. A dificuldade em conseguir informações no país era grande e tiveram que buscar conhecimento fora, como na Argentina, por exemplo, que já possuía um contexto cervejeiro bem mais desenvolvido e, assim, começaram a compartilhar o conhecimento adquirido. Esse movimento, em meados da década passada, foi muito importante no desenvolvimento da cultura cervejeira por aqui. Nesta época, foi fundada a ACerva Carioca3, uma associação que visa incentivar o desenvolvimento da cultura da cerveja artesanal, no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Hoje, a Confraria continua instruindo os interessados por esse universo e formando cervejeiros.
A história da cerveja nos foi contada, de uma forma resumida, desde o seu surgimento, passando pela Revolução Industrial, em que se intensificou o processo produtivo, e como tudo culminou no cenário que possuímos nos dias de hoje. Foi feito um balanço das quatro principais escolas cervejeiras do mundo: a alemã, a inglesa, a belga e a americana. E falaram dos países que estão se tornando potencias: China, Itália e Brasil.
Foi nos apresentado todo o processo de produção da cerveja, teoricamente bem detalhada e com exposição de material necessário e de alguns grão de malte e lúpulo. Muito interessante esse contato com os insumos que dão origem ao nosso líquido sagrado. Pudemos cheirar o lúpulo, beliscar maltes de diferentes tipos e ver os panelões e diversos outros itens.


Cada um dos membros da Confraria falou sobre um tema e, nos intervalos de cada bloco, era nos servido um tipo de cerveja para degustação. A primeira cerveja servida foi a Weiss oferecida pela Saint Gallen. Na sequencia nos foi oferecido a Red Ale, também da casa. A terceira cerveja foi uma Stout Porter. Essas três primeiras cervejas são oferecidas normalmente na Vila. A Saint Gallen sempre lança uma cerveja sazonal a cada estação, nos foi oferecida a cerveja de inverno, uma Pepper Ale preparada pelo cervejeiro Gabriel di Martino. Ainda tivemos a oportunidade de degustar duas cervejas oferecidas pela Confraria do Marquês, direto de suas panelas, uma Weizenbock e uma Pale Ale (abaixo fotos das seis cervejas oferecidas no workshop).



Além do conhecimento agregado, tivemos a possibilidade de trocar ideias e contatos com outros adoradores do sagrado líquido. O bate papo foi enriquecedor e nos deu uma visão mais ampla do que está acontecendo pelo Brasil e pelo mundo. Ébrios de conhecimento e de álcool, saímos do curso muito satisfeitos e animados com mais esse passo dentro do universo das cervejas. Ainda ganhamos certificados pelo curso, podemos dizer agora que somos degustadores habilitados (risos).




Vida Longa, Próspera e Ébria!!!


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário