Páginas

domingo, 24 de agosto de 2014

Degustando & Avaliando (parte 1): A aparência da cerveja

No início, quando o mundo das cervejas nos era desconhecido, tudo o que importava era a temperatura em que a cerveja era servida: "quanto mais estupidamente gelada melhor". Conforme fomos adentrando neste mundo e descobrindo os inúmeros tipos de cerveja que existem, notamos que cada estilo possui características próprias. A coloração, a espuma, o aroma, o sabor, a textura e diversos outros fatores diferenciam-nas umas das outras.


Dada a complexidade, decidi fazer um pequeno guia, baseado em alguns livros e sites sobre degustação e avaliação de cervejas, para ajudar aqueles que estão no início da jornada a aproveitarem melhor a experiência da degustação. O processo que utilizamos é baseado em cinco critérios: Aparência, Aroma, Sabor, Sensação e Conjunto. 

Antes de começar, é necessário ter alguns cuidados. O conhecimento sobre o que é cerveja, o que ela contém e os diferentes estilos que esta pode ter, nos ajuda a procurar em cada estilo as características que estes se propõem. O guia dos estilos de cerveja utilizado como referência no Brasil e no mundo é o do Beer Judge Certification Program (BJCP). Também é importante se preparar previamente à degustação, por exemplo, disponibilizando copos limpos, sem odores e na temperatura ambiente, sendo preferencialmente de vidro. Um paladar limpo ajuda a perceber melhor as nuances de sabores contidas no líquido, para tal, é recomendado, antes de ingerir o líquido sagrado, água sem gás, pãezinhos salgados ou biscoitos cream cracker. Por fim, prezamos por uma ambiente alegre e descontraído, para que se possa estar livre para apreciar e tirar impressões.


No processo de degustação e avaliação olhamos cinco ítens, o primeiro deles é a "aparência da cerveja". É o primeiro contato, em que ela começa a te mostrar um pouco do que ela é e o que ela pode oferecer. Neste quesito, podem ser destacadas três características básicas: cor, espuma e transparência.

Cor


A cor está diretamente relacionada à definição do estilo da cerveja. Geralmente é transmitida pelos maltes utilizados e seu grau de torrefação, embora outros ingredientes possam contribuir para a cor de alguns estilos, como por exemplo as cervejas de fruta. A intensidade da cor pode ser medida por escalas tais como EBC (European Brewing Convention) e a SRM (Standard Reference Method).


Espuma

A espuma, ou como é popularmente chamada "colarinho",  diz muito sobre a qualidade da cerveja. Esta camada têm importância em todo o processo degustativo, não apenas na questão da aparência mas também interfere no aroma da bebida e é fundamental para preservar as sensações gustativas, o paladar e a cremosidade.

Ao servir a cerveja deve-se observar a aparência da espuma, é cremosa, densa ou esparsa? Tem bolhas ou não? As bolhas são grandes ou pequenas? E a coloração? Deve-se observar a formação da espuma, formou muita ou pouca espuma? E a persistência, quanto tempo durou? Se dissipou rápido? Deixou laço (marcas de espuma no copo)?

Como regras práticas, quanto menores as bolhas e mais cremosa a espuma, melhor. E a altura do colarinho não deve se reduzir mais do que à metade inicial um minuto após ter se formado. Outra consideração que temos que fazer é levar em consideração as diferenças entre os estilos das cervejas, por exemplo espera-se que uma Weiss forme muita espuma, enquanto uma Russian Imperial Stout nem tanto.



Transparência

Para completar o exame visual, olhamos a transparência da cerveja. A cerveja pode ser translúcida, como por exemplo as light lagers, ou turvas, como as witbiers. Outra variedade são as cervejas opacas ou quase opacas, como as stouts e porters.



Em nossa métrica de avaliação, seguimos o critério dos principais sites de avaliação, como RateBeer, BeerAdvocate e Brejas. Assim, conferimos notas de 0 a 5 para a Aparência.


Vida Longa, Próspera e Ébria!



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerveja

http://www.brejas.com.br/
http://www.beeradvocate.com/
http://www.ratebeer.com/
http://brejada.com/
http://www.cervasfortal.com.br/
http://www.bjcp.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário