Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

8º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 8º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu, como tem sido de costume, no último sábado do mês, isto é, na noite de 28 de junho de 2014. O evento ocorreu no ritmo da Copa do Mundo FIFA 2014. Mais cedo, o Brasil havia vencido o Chile nos pênaltis e avançado para as quartas de final da competição1. Em ritmo de festa, estavam presentes no encontro cervejeiro: Igor, Nathália, Vitor, Solana, Amana, Leandro, Plínio, Bernardo e Fernanda. A degustação ocorreu na sede do clube, Bar e Petiscaria 1&90.


A primeira cerveja escolhida foi a espanhola Voll-Damm, da cervejaria Damm2, uma Märzen/Oktoberfest com 7,2% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 355ml. A seleção foi feita com base no pedido do nosso membro Igor, ele estava desejando uma cerveja espanhola. Inicialmente, a Voll era fabricada apenas no mês de março com nem mais nem menos que exatamente o dobro de malte, para suportar as altas temperaturas do verão. Sua qualidade é reconhecida mundialmente. Foi premiada em 2004 com a medalha de ouro na International Beer Competition e eleita a melhor Strong Lager do mundo pela revista Beer of the World em 2007. entre outros muitos prêmios3.
Com um rótulo simples e elegante, a aparência empolga. No copo, uma âmbar meio claro com uma espuma branca de boa formação. No aroma sobressai o malte com o lúpulo em segundo plano. O sabor do malte e do lúpulo ficam bastante evidentes, um gosto estranho, porém bom, aparece e deixa uma interrogação... chegamos a um consenso que seria arroz. Apesar dos 7,2%, o álcool não é perceptível.
Uma ótima cerveja, forte e com um sabor diferente do que já experimentamos. Apesar de ser uma Märzen como a Die Wiesn da Bamberg, que tomamos no 1º Encontro, não há como comparar pela diferença apresentada entre as duas. 


Avaliação Média - Voll Damm
Geral: 3,3
Aroma: 7/10
Aparência: 4/5
Sabor: 13/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 6/10

Cerveja diferente e com características únicas. Um belo exemplar espanhol! (Leandro Rocha)


A segunda cerveja escolhida foi a nacional Stadt Jever Rock and Gol, da cervejaria mineira Wälls4, uma Premium American Lager com teor alcoólico de 5% e envasada em garrafa de 310ml. Alegria no aroma pelo duplo dry hopping do lúpulo alemão mandarina. Maltes especiais alemães, em harmonia com as notas cítricas e florais do lúpulo, dão alma a esta receita. A cerveja é comemorativa da Copa do Mundo FIFA 20145.
No clima da Copa, a cerveja animou a todos já no rótulo comemorativo, com o futebol e o rock and roll, o Brasil e a Alemanha, sendo bem representados. No copo, uma bela cor acobreada, bem escura, uma espuma bege clara bastante presente que deixa marcas no copo. O lúpulo é bem presente no aroma, com notas cítricas e com caramelo ao fundo. O sabor de malte predomina, o amargor é médio, também dá pra sentir notas de caramelo e torrado.
Uma cerveja que parecia simples e acabou surpreendendo pelo conjunto. O apreço foi geral entre os degustadores.


Avaliação Média - Stadt Jever Rock and Gol
Geral: 3,6
Aroma: 7/10
Aparência: 4/5
Sabor: 14/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 7/10

Mais uma prova que a mineira Walls nunca decepciona. Até essa lager que não coloquei muita fé acabou surpreendendo, excelente! (Leandro Rocha)


Na Copa, Brasil vinha fazendo uma campanha razoável e a Espanha deu um vexame sendo eliminada na primeira fase, mas no universo cervejeiro tanto a espanhola quanto a brasileira fizeram bonito. Pela primeira vez resolvi arriscar fazer as compras online, pois as opções eram infinitamente maiores, mesmo com a cobrança de frete, o preço final valia a pena.
A Damm foi comprada no "Submarino"6, um dos poucos lugares onde encontrei-a. A compra foi feita por telefone pois o site só aceita compras de até cinco garrafas, mas tudo foi facilmente realizado. A entrega chegou muito rapidamente e com um cuidado acima do normal, cada garrafinha vinha numa embalagem própria de papelão e todas elas dentro de uma caixa grande também de papelão.
A Stadt Jever foi comprada no site paulista "Estação Cerveja"7. Tive dúvidas na hora de realizar o pagamento, mas antes mesmo de eu pensar e perguntar, recebi um email muito atencioso do gerente se prontificando a me ajudar. Atendimento nota 10! A entrega foi via PAC e chegou dentro do prazo, o produto veio bem embalado com cada garrafa enrolada em papelão, e a caixa ainda continha isopor picado pra melhorar ainda mais a proteção. Ainda tinha algumas bolachas porta-copos muito bacanas como brinde!
Mais uma vez foi entregue aos participantes folhetos com as informações das cervejas, para que cada um possa ter em mãos suas impressões e avaliações.


Vida Longa, Próspera e Ébria!



Fontes:
1- http://pt.fifa.com/worldcup/
2- http://www.damm.es/
3- http://www.volldamm.es/
4- http://www.wals.com.br/
5- http://www.wals.com.br/cervejas/extra-lager/stadt-jever-rock-gol
6- http://www.submarino.com.br/
7- http://www.estacaocerveja.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário