Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

6º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 6º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu em 26 de abril de 2014. Foi uma fria noite de outono na cidade serrana, o que não desanimou os sedentos degustadores presentes: Vitor, Solana, Leandro, Amana, Plínio, Edilene e Igor (respectivamente na foto abaixo).


A primeira cerveja escolhida foi a alemã Maisel's Weisse Original, da cervejaria Gebrüder Maisel Bayreuth1, uma Weizen/Weissbier com teor alcoólico de 5,4% e envasada em garrafa de 500ml. Uma cuidadosa seleção dos melhores maltes de trigo e cevada é responsável por sua cor âmbas avermelhada brilhante e os mestres cervejeiros trabalham a várias gerações com métodos tradicionais de fermentação em garrafa com fermento de criação própria2.
Os pedidos por uma Weiss levaram a escolha de uma das mais tradicionais da Alemanha. Seu rótulo elegante dava um toque de requinte à cerveja. No copo, uma coloração dourada escura, meio âmbar, que surpreende. Espuma branca com boa formação e duração. O aroma adocicado com fermento sobressaindo. O sabor era puxado no trigo, banana e cravo com um retrogosto suave. Um conjunto é encorpado, doce na medida certa.
A Maisel's agradou a todos. Uma típica Weiss alemã que deixou ótima impressão. A garrafa grande saciou o desejo que estávamos de um boa cerveja de trigo.


Avaliação Média - Maisel's Weiss
Geral: 3,5
Aroma: 8/10
Aparência: 4/5
Sabor: 14/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 5/10

Um belo exemplo de weizen. O aroma é adocicado e a cor surpreende pelo tom dourado-turvo, muito bonito. O sabor é adocicado no ponto certo. Encorpada e refrescante, ótima cerveja. (Leandro Rocha)


A segunda cerveja escolhida foi a nacional Amazon Beer Stout Açaí, da cervejaria paraense Amazon Beer3, uma Dry Stout com 7,2% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 355ml. Concorrendo com 413 cervejas, foi eleita a melhor cerveja do país no Festival Brasileiro de Cervejas, em Blumenau4. Em sua fórmula, além de água, malte e lúpulo, há poupa de açaí e essências naturais5. O uso de ingredientes típicos do Brasil faz com que ela seja um traço particular da escola cervejeira do país.
O interesse era grande por ser uma cerveja com açaí, e aumentou mais quando soubemos que era a cerveja do ano de 2014. O rótulo interessante apresentava um design bem brasileiro. No copo, um líquido escuro, quase preto, e uma espuma marrom clara de média formação e duração. O aroma do café e chocolate são bastante evidentes. O sabor tem predominância de café e torrado, com chocolate e toffe ao fundo.
A cerveja foi muito apreciada como uma stout bem encorpada e gostosa, mas a decepção foi geral pela falta de qualquer resquício do Açaí. Nem o cheiro da fruta foi encontrada, entendemos o motivo de na descrição da cerveja estar escrito apenas "fortificada pela força do açaí".


Avaliação Média - Amazon Beer Stout Açaí
Geral: 3,4
Aroma: 8/10
Aparência: 5/5
Sabor: 13/20
Sensação: 3/5
Conjunto: 5/10

Um belo rótulo. No copo, uma bela cor escura, corpo médio e espuma amarronzada e duradoura. O aroma e o sabor são marcados pelo malte torrado. Um ótima stout. só senti falta do açaí.  (Leandro Rocha)


Este foi o primeiro evento em que não contamos com a assinatura do "Prova Essa"6. Diversos fatores nos levaram a romper com eles, nenhum referente a qualidade do serviço oferecido pelo site, este sempre foi excelente. A agenda deles não estava batendo com a nossa, e como o número de participantes vinha variando muito de encontro para encontro, era difícil definir o número de cervejas que demandaríamos na data estipulada. Portanto, eu acabava comprando a mais e tinha que arcar com os custos do excesso. O esquema de assinaturas, sem dúvidas, é ótimo, porém não se encaixava à nossa proposta.
Resolvi então comprar as cervejas por minha conta. Dado que eu não tinha muito tempo entre o último encontro e a divulgação das cervejas deste mês, resolvi fazer uma busca nos mercados da região. A Amazon foi comprada no mercado Zona Sul7 que possui uma carta de cervejas razoável. A Maisels foi comprada no mercado Super Prix8 que tem uma boa carta e que me mostrou várias opções para o próximo encontro.


Vida Longa, Próspera e Ébria. 


Fontes:
1- http://www.maisel.com/
2- http://www.maisel.com/unsere_biere/maisels_weisse/maisels_weisse_original_19.html
3- http://amazonbeer.com.br/
4- http://www.festivaldacerveja.com/2014/concursos
5- http://www.brejas.com.br/cerveja/brasil/amazon-beer-stout-acai/
6- https://www.provaessa.com.br/
7- http://www.zonasulatende.com.br/
8- http://www.superprix.com.br/

2 comentários:

  1. nada demais essa stout de açaí, nem gosto de açaí tem! apreciei muito essa cerveja de trigo, muito boa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa falta de açaí decepcionou mesmo, mas como stout ela se saiu muito bem. A Maisel's era realmente muito boa!!!

      Excluir