Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

5º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 5º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu na noite de 28 de março de 2014. Nesta mesma noite acontecia na cidade o início do festival de música "Grito Rock"1, por isso tivemos alguns membros que não puderam comparecer. O encontro aconteceu, novamente, no bar 1&90, nossa sede oficial que ainda se encontrava em obras. Estavam presentes: Solana, Igor, Nathália, Vitor e Leandro.
A assinatura de cervejas do "Prova Essa"2 seguia firme e forte, nenhum problema com o fornecimento e as cervejas escolhidas pelo site estavam boas.


A primeira cerveja escolhida foi a tcheca Czechvar, da cervejaria Budvar3, uma Dark Lager com 4,7% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 330ml. Ela é vendida em bares e restaurantes finos de todo o mundo, sendo produzida no Sul da Bohêmia pela Budejovicky Budvar N.P., ainda uma estatal pertencente ao governo da República Tcheca. Devido a um acordo assinado em 1939 com a cervejaria Anheuser Busch Inc., fabricante da Budweiser, a B.B.N.P. não pode utilizar sua marca original em países das Américas. A denominação Czechvar representa a junção das palavras Czech, ou tcheco, e pivovar, ou cervejaria. Em sua fórmula o melhor lúpulo Saaz, malte Morávia e a água bombeada de 300 metros de profundidade de poços artesianos. Para esta versão foram utilizados três tipos de maltes de cevada especiais: Munique, caramelo e tostado4.
O rótulo dá um aspecto tradicionalista para a cerveja tcheca. O negro da cerveja invadiu o copo e uma espuma bege pouco espessa e de curta duração apareceu. O aroma era de malte torrado, bastante delicado. Ao beber, um leve amargor invade a boca e deixa um final adocicado e seco, um sabor de caramelo aparece ao fundo. A sensação deixada pelo conjunto foi satisfatória.
Em geral. os degustadores apreciaram a Czechvar. Foi considerada uma cerveja leve e sem muita complexidade.


Avaliação Média - Czechvar Dark Lager
Geral: 3,2
Aroma: 6/10
Aparência: 4/5
Sabor: 13/20
Sensação: 3/5
Conjunto: 6/10

Uma boa cerveja. Leve e com um aroma adocicado. O sabor foi um pouco mais fraco do que esperava. (Leandro Rocha)


A segunda cerveja da noite foi a nacional Jerimoon, da cervejaria paranaense Bier Hoff5, uma Pumpkin Ale com 5,5% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 355ml. Em sua fórmula cinco diferentes tipos de maltes importados, abundante quantidade de abóbora caramelizada, além de especiarias como canela, gengibre, cravo, noz-moscada e pimenta da Jamaica. A Bier Hoff traz ao Brasil este estilo que já é consagrado nos EUA6. A cerveja ganhou medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2014 em Blumenau7.
O estranhamento ao exótico estilo da cerveja era anterior a sua chegada à mesa. A curiosidade era grande e o belo rótulo com abóboras sendo banhadas por uma bela lua prateada aumentou ainda mais o interesse de todos. No copo, uma coloração acobreada, meio alaranjada, e uma espuma de boa formação e média duração. O aroma de abóbora era perceptível, também dava pra perceber cravo e canela. O sabor doce era acompanhado de um leve amargor, a canela ficava mais evidente e no final o cravo sobressaia.
Foi uma grande surpresa desde o primeiro gole, apesar da estranheza de sua fórmula todos gostaram bastante. Até mesmo quem não gostava de abóbora apreciou a Pumpkin Ale da Bier Hoff.


Avaliação Média - Jerimoon
Geral: 3,7
Aroma: 7/10
Aparência: 4/5
Sabor: 15/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 7/10

Não sou fã de abóbora, por isso já fui pra degustação com um pé atrás. Porém a Jerimoon me surpreendeu, nem mesmo o sabor adocicado me fez desgostar da cerveja, uma boa experiência. (Leandro Rocha)


Vida Longa, Próspera e Ébria. 


Fontes:
1- http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2014/grito-rock-teresopolis/
2- https://www.provaessa.com.br/
3- http://www.budvar.cz/
4- http://www.unitedstatesbeverage.com/brands-czechvar.php
5- http://www.bierhoff.com.br
6- http://www.bierhoff.com.br/2013/jerimoon-pumpkin-ale/
7- http://www.festivaldacerveja.com/2014/concursos

2 comentários:

  1. Jerimoon, só posso dizer que foi a melhor cerveja que já tomei, diferente, ótimo aroma... de todas até agora é a numero 1!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma surpresa, principalmente pra mim que não sou fã de abóbora...

      Excluir