Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

1º Encontro do Teresópolis Beer Club


O 1º Encontro do Teresópolis Beer Club aconteceu no dia 09 de novembro de 2013. Nesse evento de estréia estavam os seis membros-fundadores: Igor, Solana, Leandro, Plínio, Vitor e Nathália (respectivamente na foto abaixo). Foi uma reunião simples entre amigos, na casa do próprio Vitor, porém com cerveja de qualidade. Como alguns participantes eram degustadores iniciantes, a primeira escolha foi feita com o intuito de ficar dentro da área de conforto de todos.
Para este primeiro evento tinha pouca informação sobre como conseguir cervejas de tipos e locais diferentes. Depois de algumas pesquisas na Internet, resolvi entrar no esquema de assinatura de cervejas. O site escolhido foi o "Prova Essa"¹, possuía pacotes com bons preços, uma boa avaliação de usuários, o seu site era bem detalhado e tinha como plus o frete grátis para o Rio de Janeiro. Além disso, as cervejas para aquele mês eram exatamente o que procurava. Entrei em contato com o "Prova Essa" e fui incluído em seu programa de assinaturas. A experiência foi extremamente satisfatória, as cervejas chegaram com antecedência e bem embaladas.


A primeira cerveja escolhida para degustação foi a alemã Jever, da cervejaria Jever², uma German Pilsener tradicional com 4,9% de teor alcoólico e envasada em garrafa de 330ml.. Cerveja de grande popularidade em seu país tem como diferencial em sua fórmula a água de fonte extremamente pura e suave. Ela é recolhida no mesmo poço desde seu lançamento a mais de 100 anos atrás. A pureza da água permite ao cervejeiro adicionar um adicional de lúpulo que proporciona o amargor diferenciado característico da Jever³.
O bonito verde da garrafa e o rótulo brilhante animaram os sedentos degustadores. No copo, o amarelo claro e a espuma de curta duração apresentaram pouca surpresa. O aroma era adocicado. A expectativa era alta e o primeiro gole lembrou bastante a cerveja Heineken. O malte e o lúpulo se destacavam, o final seco fechava bem o conjunto.
As impressões foram boas, apesar de sem grandes surpresas.


Avaliação Média - Jever
Geral: 3,1
Aroma: 6/10
Aparência: 3/5
Sabor: 12/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 6/10

Boa pilsner alemã. Cor amarelada e textura leve. (Leandro Rocha)
Leve, refrescante, clara e espuma areada como uma boa pilsner deve ser.  (Vitor Oliveira)


A segunda cerveja escolhida foi a Bamberg Die Wiesn, da cervejaria Bamberg4, uma Märzen/Oktoberfest sazonal em homenagem a Oktoberfest com teor alcoólico de 5,7% e envasada em garrafa de 600ml. Em 1810, para comemorar o casamento do príncipe da Bavária surgiu uma das maiores festas do mundo, a Oktoberfest. A festa mudou o formato várias vezes, mas sem perder a sua principal característica: ser regada a muita cerveja. No começo, a cerveja tradicional servida era marrom, mais encorpada, e ao longo do tempo foi ficando mais clara, prevalecendo o malte e sendo mais fácil de ser bebida. Hoje em dia, a festa ocorre em vários lugares do mundo e, pensando nisso, a Bamberg resolveu fazer uma cerveja comemorativa. O local onde ocorre a festa chama-se Theresienwiese, mas a população de Munique o chama carinhosamente de Die Wiesn. O rótulo é obra de André Clemente e tem como personagem principal uma garçonete da Oktobertfest, uma homenagem a elas, no fundo tem as cores da Bavária, azul e branco5.
O rótulo com temática alemã foi elogiado. No copo, uma bonita cor dourada e uma espuma persistente e volumosa. O aroma floral do lúpulo era bastante presente. No sabor destaca-se o lúpulo e leve torrado, a espuma densa não se desfez até o final.
A cerveja foi muito bem recebida, considerada a melhor desse primeiro encontro.



Avaliação Média - Jever
Geral: 3,6
Aroma: 6/10
Aparência: 4/5
Sabor: 15/20
Sensação: 4/5
Conjunto: 7/10

Cor dourada e espuma densa. Destaca-se o amargo no retrogosto. Ótima sensação! (Leandro Rocha)
Ótima coloração caramelo/dourado. Amargor predominante, porém não excessivo. Sem dúvidas beberei novamente. (Vitor Oliveira)



2 comentários:

  1. Sim, essa é uma ótima maneira de registrar os encontros do grupo!!!! o primeiro encontro teve uma boa seleção de cervejas, mas a bamberg deixou um gostinho de quero mais! um ponto para a cerveja nacional!

    ResponderExcluir